
Tempo positivo
Resolver problemas com a cabeça quente não é a melhor opção, nem para você e nem para o seu filho!
Usar a estratégia do tempo positivo permite que vocês dois possam se acalmar e posteriormente encontrar uma solução para o problema enfrentado.
Para isso não basta apenas dizer “vá para o seu quarto pensar no que você fez!”, isso tem um tom punitivo e fará a criança sofre enquanto está sozinha.
O tempo positivo deve ser planejado em conjunto com a criança, explicando previamente como será feito e porque estão fazendo.
Converse com a criança porque o tempo positivo pode ser útil, mostre como é importante se acalmar, esperar até que se sintam melhor para resolver o problema.
Permita que a criança crie o seu espaço de tempo positivo: peça que sugira o que vocês podem colocar nesse espaço para que ela possa se acalmar, como ler, ouvir música ou simplesmente descansar.
Desenvolva um plano junto com o seu filho com antecedência: mostre a ele que vocês dois precisam se acalmar, não apenas o adulto.
Mostre que quando se sentem melhor, encontram melhores soluções para o problema.
É de extrema importância que nesse momento o tom não seja punitivo e sim de reconciliação “você acha que se sentiria melhor se fosse para o seu cantinho positivo para que depois possamos conversar?”.
E não deixe de mostrar que você também precisa se acalmar e pode se retirar do local, avisando que irá se acalmar para conversar depois.
Em muitos casos, somente o tempo positivo já é suficiente para interromper o problema de comportamento.
Conte nos comentário se você já usou o tempo positivo ou o que você achou desta técnica!!!