top of page

Temperatura e sono

Um dos itens da higiene do sono é a temperatura do ambiente em que o bebê dorme!



A imagem acima demonstra as oscilações da nossa temperatura corporal ao longo do dia.

Se observarem existem 2 extremos da temperatura corporal que estão relacionados com o período do sono. As 22h temos a nossa maior temperatura e as 5h/6h a menor.


Essa é a explicação da queixa de muitas mães quando relatam que seus filhos começam a noite mais quentes ou suados e ao longo da noite esfriam, podendo estar mais gelados nesse período das 5h.


Por isso, é de suma importância que o ambiente e a roupa do bebê estejam agradáveis e de acordo com o clima local, pois essa oscilação pode ser um gatilho para um despertar no meio da noite.


Observe se o bebê esta suado ou gelado pela nuca, é um local mais fidedigno e perceba também se ele é mais “calorento” ou não. Assim como os adultos, há crianças que sentem mais ou menos frio.


Para adormecer a temperatura corporal precisa estar mais baixa, sendo assim, perceba se o banho não está muito quente ou se o seu bebê fica mais agitado após o banho (porque a temperatura se elevou). A opção é dar o banho mais cedo se preciso.


Banho quente mais mamada podem deixar o bebê bem suado e interferir no adormecer.

Vista-o com roupa em camadas para facilitar a retirada se preciso ou deixe peças de fácil acesso para serem colocadas também. Se o seu bebê ainda mama de madrugada, use esse momento para isso também.


Lembre-se que bebês menores de 1 ano não devem usar lençóis, mantas ou cobertores por questões de segurança.


Conte aqui nos comentários se você percebe que seu bebê acorda pela temperatura e o que você já fez que deu certo!

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page