Regressão dos 4 meses
Atualizado: 6 de Ago de 2019
Aquele bebê que dormia a noite toda e fazia excelentes sonecas de repente não existe mais? Seu bebê começou a fazer sonecas curtas, despertar por diversas vezes a noite e você não sabe o motivo?
.
Parabéns! Seu bebê está passando pela REGRESSÃO DOS 4 MESES.
.
A regressão dos 4 meses é um marco no desenvolvimento do seu bebê e um dos mais intensos, com mudanças permanentes no sono.
.
O sono do RN se divide em 50% fase ativa e 50% no sono profundo. Por volta dos 4 meses (podendo acontecer entre o 3º e o 6º mês), o sono profundo passa a ter 2 fases mais leves até que se torne pesado, desta forma, o bebê não passa mais 50% do tempo no sono profundo, esse tempo se reduz e é por isso que ele começa a despertar mais e ter dificuldades.
.
O cérebro do bebê amadurece e o padrão de sono passa a se assemelhar cada vez mais com o sono do adulto.
.
Nesse momento, os pais na ânsia de ajudar o bebê a adormecer mais rápido, começam a tentar de tudo, mais mamadas, ninar e é então que essa fase pode passar mas a necessidade de serem ajudados para voltar a dormir fica.
Os bebês tem capacidade de voltar a dormirem sozinhos, se não tiverem nenhuma necessidade a ser atendida (fome, fralda suja ou apego).
Por isso, é muito importante que você observe o bebê antes de atende-lo, se ele estiver bem, permita que ele volte a dormir sozinho e atenda se perceber a necessidade.
.
Se atente as sonecas, lembre que bebê cansado não dorme bem, ajude-o a fazer as sonecas da forma que ele aceitar melhor.
.
Se você tem dificuldades com o sono do seu bebê, entre em contato