
Amamentação em Tandem
Amamentação em tandem acontece quando a mãe amamenta dois bebês de idades diferentes, seja porque engravidou enquanto ainda amamentava ou porque deseja amamentar um filho adotivo enquanto amamenta o filho biológico.
Este assunto envolve um outro tema, amamentar durante a gravidez, o que gera muitas dúvidas e questionamentos, exitem muitas crenças e mitos envolvidas.
É perfeitamente possível que a mãe mantenha o aleitamento materno durante um nova gravidez, não há motivos para desmamá-lo, desde que a gestação esteja saudável e sem riscos, sempre autorizado pelo médico Obstetra.
Quando o bebê ainda é amamentado exclusivamente os prejuízos do desmame são maiores quando comparados àqueles que já iniciaram a alimentação complementar. Se a primeira criança tiver mais de 1 ano na ocasião do nascimento do bebê, as necessidades nutricionais são mínimas e a continuidade da amamentação envolve benefícios psicológicos. O desmame forçado neste momento levaria a dificuldade na adaptação do irmão mais velho à chegada do recém nascido.
O leite materno sofre mudanças de volume e sabor durante o segundo trimestre da gestação e volta a ser colostro no momento do nascimento do bebê. Estas alterações podem levar ao desmame do filho mais velho.
Vamos às questões práticas, afinal falar da teoria normalmente é mais fácil do que vivenciar na prática.
Amamentar dois filhos é fácil? Não, mas pode ser prazeroso e uma experiência única para a mãe.
Quem decide se a amamentação irá continuar ou não deve ser a dupla, mãe e bebê. A mãe pode achar que não esta dando conta, o bebê pode decidir desmamar por diversos motivos entre eles os citados anteriormente.
O que é importante saber?
1. Dê preferência ao filho menor: O leite materno é a única fonte de nutrientes do recém nascido amamentado exclusivamente e por isso tem preferência. Se possível amamente os dois ao mesmo tempo, assim ganha tempo e a sucção do mais velho irá auxiliar o irmão a fazer menos força durante a mamada e receber mais leite. Converse com o filho mais velho, explique da maneira que ele possa entender que o irmão depende do leite materno.
2. Dois bebês mamando = mais leite: Como já expliquei em diversos outros textos, a produção do leite materno é regulada pela oferta e procura. Quanto mais o bebê mamar, mais leite será produzido. E assim acontece também na amamentação em Tandem, pois teremos dois bebês mamando, estímulo duplo.
3. Esteja preparada para os palpites: Como um assunto polêmico e cheio de mitos, a mãe irá escutar comentários negativos e críticas. Acredite na sua decisão e não se deixe abalar. Você e seu bebê devem decidir a hora de parar, e não se sinta culpada caso desista de amamentar os dois. Lembre-se que você sempre estará fazendo o melhor por vocês.
As recomendações são as mesmas para todas as mães que amamentam, cuide de si, descanse, coma de forma saudável e equilibrada e acredite na incrível capacidade do seu corpo de nutrir SEUS filhos.